É com notável delicadeza que Walter Melo descreve a trajetória de Nise da Silveira, uma das mais singulares personagens da história da psiquiatria brasileira, talvez a mais revolucionária e mais desafiante. Quem, seja pertencente ao campo “psi”, ou ao mundo mais abrangente da cultura brasileira, não teve a oportunidade de esbarrar, em algum momento, no próprio caminho, com vias desbravadas pela doutora Nise
Por Monique Augras
Por Monique Augras
Há alguns anos, escrevendo sobre a psiquiatra Nise da Silveira no jornal “Rio Artes”, Wilson Coutinho afirmou: “Não há dúvidas que as gerações futuras saberão honrá-la mais do que nós”. Antes talvez do que supunha o crítico, surge, na coleção Pioneiros da Psicologia Brasileira, vol. 4, a primeira biografia daquela que ficou conhecida como revolucionária da psiquiatria brasileira. Escrita pelo psicólogo Walter Melo, um de seus discípulos e a quem ela chamava de escafandrista, em alusão à fineza de sua sensibilidade, que lhe possibilitava mergulhos penetrantes nos estudos da psique, esta biografia conjuga ciência com conhecimento da personalidade e da teoria de Nise.
Por Élvia Bezerra- O Globo
Trata-se de um precioso ensaio biográfico sobre Nise da Silveira.
Por José Castello - Estado de São Paulo
A obra de Nise da Silveira, de autoria de Walter Melo, compõe o volume 4 da coleção Pioneiros da Psicologia Brasileira, editada pela Imago e Conselho Federal de Psicologia, numa iniciativa das mais oportunas.
É possível que, entre as dezenas de autores que merecerão uma obra na coleção, poucos terão a vantagem de ter sua biografia analisada com a atenção e a intimidade critica dedicada por Melo a Nise da Silveira.
Solidez teórica, discurso fluente, testemunho de uma convivência próxima fazem da obra uma conversa descontraída com o leitor.
Por José Moreira de Souza
Postado em 18/04/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário