Quem Somos

O Espaço Artaud foi fundado no dia 20 de maio de 2003, constituindo-se por sócios de diversas áreas profissionais, notadamente do campo da saúde mental e das artes. Nossa proposta é desenvolver atividades numa região de fronteiras entre o trabalho clínico, social e artístico, ultrapassando a cisão que se apresenta no campo da saúde mental contemporâneo. O modelo norteador é a produção de um arcabouço prático-conceitual flexível que possibilite o trabalho de integração destes campos complementares da atenção psicossocial.

O Espaço Artaud tem como objetivo promover a saúde, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Movimento de Reforma Psiquiátrica. Outro objetivo é desenvolver uma cultura antimanicomial, atuando na interface da clínica, da reabilitação psicossocial e das artes.

O primeiro trabalho desenvolvido foi a companhia de teatro Os Nômades, que já recebeu diversos prêmios e apoios: em 2006, o Selo Cultura Viva, do Ministério da Cultura; em 2007, o incentivo financeiro da BrazilFoundation; em 2009, o Prêmio Loucos pela Diversidade (Austregésilo Carrano), do Ministério da Cultura / FIOCRUZ. Em 2011, Os Nômades passam a ser um Ponto de Cultura, através de edital da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

O Ponto de Cultura Os Nômades vai desenvolver as seguintes ações durante os anos de 2011, 2012 e 2013: ampliar o repertório da companhia de teatro de dois para três espetáculos; criar uma companhia de dança; criar uma oficina de fotografia; ampliar as edições do Espaço Artaud; e organizar um encontro por ano.


Você também pode participar!

Todos os integrantes da equipe do Espaço Artaud são colaboradores voluntários, não havendo remuneração.
O trabalho voluntário exige comprometimento com os ideais do projeto. No nosso caso, a ampliação da desinstitucionalização de usuários de serviços de Saúde Mental, através da interseção com a Arte.
Se você se interessa por essa área de trabalho e pelo voluntariado, venha conhecer de perto o que fazemos!

Contato com Clarisse Rinaldi tel.: (21) 9614-9099
ou pelo e-mail: espaco.artaud@uol.com.br


Um comentário:

  1. Como faço para me inscrever no seminario sobre saude e educação da UFSJ?

    Professor Gisnaldo Amorim Pinto
    Mestrado em Educação da UFSJ.
    gisnaldoster@gmail.com

    ResponderExcluir