Parceria


O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) atua, desde 2007, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Del Rei, utilizando oficinas de teatro, literatura, artes plásticas e música, com o objetivo de ampliar a noção de saúde dos integrantes da instituição. Em 2008, foi estabelecida uma parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de São João Del Rei - MG, que culminou, em 2010, numa capacitação que contou com a participação de professores da FIOCRUZ, da PUC-MG e da ESP-MG, além de conselheiros de diversas cidades da região. Em 2010, foi efetuada parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) nessa mesma cidade.

Em relação às pesquisas, o NEPIS possui duas linhas : A Relação da Arte com o Campo da Saúde Mental; e Promoção da Saúde: entre os estilos de vida e as ações intersetoriais. Na primeira pesquisa, está sendo feito um mapeamento dos trabalhos que relacionam a arte com o campo da saúde mental, em todas as regiões do Brasil. A segunda pesquisa, financiada pela FAPEMIG, está vinculada à pesquisa Promoção da Saúde e Processos de Subjetivação, coordenada pelo Prof. Dr. João Leite Ferreira Neto da PUC-MG.

 Pesquisa Promoção da Saúde: entre os estilos de vida e as ações intersetoriais

Objetivos: estudar a noção de promoção da saúde em suas diferentes acepções, através de livros e artigos referentes ao tema, documentos internacionais e governamentais, além de entrevistas com usuários participativos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desdobramentos:

1) As Diversas Noções de Promoção da Saúde e suas Articulações com as Políticas Públicas (Projeto de Iniciação Científica, financiado pela FAPEMIG)
Objetivos: estudar a noção de promoção da saúde em suas diferentes acepções, assim como sua convergência e/ou diferenciação com o conceito de prevenção.

2) A Promoção da Saúde através das Ações Intersetoriais (Projeto de Iniciação Científica, financiado pela FAPEMIG)
Objetivos: estudar a noção de promoção da saúde através de ações intersetoriais fomentadas pelo Ministério da Saúde em parceria com outros órgãos.

Para visualizar as documentações pesquisadas, clique nos links abaixo:
3) As Implicações Advindas da Articulação entre a Saúde Pública e a Saúde Privada no SUS (Projeto de Iniciação Científica financiado pela FAPEMIG)
Objetivo: investigar as condições que favoreceram a articulação entre a saúde pública e a saúde privada na construção da Constituição Federal de 1988 e na Lei do SUS, principalmente através de atas e relatórios da Assembléia Nacional Constituinte (1987-1990), referentes à área da Saúde. 

4) Características e Diretrizes da Estratégia de Saúde da Família no Brasil, Correlacionadas com as Influências das Políticas de Saúde Canadense e Cubana
Objetivos: analisar as influências que as políticas de saúde canadense e cubana tiveram na elaboração das características e das diretrizes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil.

5) Estilo de Vida e Ações Intersetoriais: práticas complementares ou contraditórias nas ações de promoção da saúde? (Projeto de Iniciação Científica financiado pelo CNPq)
Objetivos: estudar, em dois PSFs da cidade de São João del Rei, se as ações de promoção da saúde que interferem nos estilos de vida e as ações intersetoriais são complementares ou contraditórias.

6) O Impacto da Implementação do Programa de Saúde da Família em Dois Distritos de São João del Rei (Projeto de Iniciação Científica financiado pela FAPEMIG) 
Objetivos: estudar o impacto da implementação do PSF nos distritos de São Sebastião da Vitória e de Rio das Mortes, a partir dos seguintes indicadores: ações de saúde da criança (imunização, vigilância nutricional e mortalidade infantil); ações de saúde da mulher (pré-natal, prevenção do câncer de colo de útero e planejamento familiar); ações de controle da hipertensão e da diabetes melittus; e ações de saúde bucal.

Desde 2007, o NEPIS vem organizando os Seminários de Saúde e Educação que tiveram as seguintes versões:
De Médico, de Louco e de Todo Mundo um Pouco (2007);
Quando Acabar o Maluco Sou Eu (2008);
Que País É Este? (2009);
Psicologia, Escola e Universidade (2010).

Em 2009, através de parceria com o Espaço Antonin Artaud, o NEPIS iniciou a publicação das palestras dos seminários com o livro Quando Acabar o Maluco Sou Eu.