Editora

Comissão Editorial e Próximos Lançamentos da Editora Espaço Artaud
Em dezembro de 2010, montamos a comissão editorial do Espaço Artaud que é composta pelos seguintes professores:
Ademir Pacelli Ferreira (UERJ)
Arley Andriolo (USP)
João Augusto Frayze-Pereira (USP)
João Leite Ferreira Neto (PUC-MG)
Marco Heleno Barreto (FAJE)
Maristela Duarte (UFSJ)
Paulo Amarante (FIOCRUZ)
Walter Melo (UFSJ)
Para 2011, o Espaço Artaud lançará os seguintes títulos:
1- A Sabedoria que a Gente Não Sabe (coleção Arte e Saúde Mental n. 2), com textos referentes às palestras dos três primeiros encontros de Arte e Saúde Mental ocorridos em 2006 (UERJ), 2008 (FIOCRUZ) e 2009 (UFSJ). Lançamento previsto para agosto de 2011.

2- Que País é Este? (coleção Saúde e Educação n. 2), com textos do III Seminário de Saúde e Educação, organizado pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), ocorrido em 2009 (UFSJ). Lançamento previsto para 2012.

3- Para o segundo semestre de 2011 está previsto, também, o lançamento da coleção Academia em Cordel com texto do Professor João César de Freitas Fonseca (PUC-MG).

4- E, para o mês de novembro está previsto o lançamento do n. 3 da coleção Saúde e Educação com as palestras referentes ao curso de capacitação para conselheiros de saúde, ocorrido na UFSJ em 2010.

Veja abaixo os livros que já foram lançados pela nossa Editora.


 

Interfaces da Clínica da Atividade no Campo da Saúde: notas para uma discussão preliminar


A Série Academia em Cordel tem início com o texto do Prof. João Cesar de Freitas Fonseca, da PUC-MG, sobre a relação da clínica da atividade e o campo da saúde.
Baseado na abordagem de Yves Clot, o autor afirma: "a interface multidisciplinar da Clínica da Atividade apresenta-se como perfeitamente compatível com as demandas do campo da Saúde do Trabalhador, enquanto política pública".
A Série Academia em Cordel pretende apresentar, em formato simples e preço acessível, relevantes temas da saúde.
Quando Acabar o Maluco Sou Eu

O inusitado título, além de ser o nome de uma música de Raul Seixas, é também do novo 
livro da editora Espaço Artaud.
Lançado no dia 30 de julho de 2010, durante o 23º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, o Quando acabar o maluco sou eu é um livro organizado pelo professor Walter Melo em parceria com a equipe do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), da mesma Universidade.O livro é fruto do II Seminário de Saúde e Educação: quando acabar o maluco sou eu, ocorrido em setembro de 2008, na UFSJ. Nele estão reunidas todas as palestras ministradas durante o evento, nas quais foram abordados temas referentes à saúde mental, direito, educação, literatura e arte.
Dessa forma, o Quando acabar o maluco sou eu torna-se mais que um livro. Ele é também o retrato de uma ação conjunta que visa contribuir na melhoria da formação dos novos profissionais da psicologia e de outras áreas, ampliando os debates referentes ao campo da saúde e favorecendo a implementação de novas parcerias e de ações intersetoriais.

O Terapeuta como Companheiro Mítico: Ensaios de Psicologia Analítica

Walter Melo é um dos nomes mais respeitados no campo da Psicologia Analítica. Trabalhou com a Dra. Nise da Silveira e seguiu todo um caminho em que a clínica e a academia jamais se divorciaram. E uma prova cabal do que vamos dizendo é este O terapeuta como companheiro mítico, que considero um livro interessantíssimo, sob múltiplos aspectos, e dos mais belos que tenho lido ultimamente.
Walter exige uma proposição que guarde um respeito de que não pode ou não sabe abrir mão: o conhecimento, permeado por uma cultura ética.
Seus ensaios parecem propositadamente abertos, sensíveis, desprovidos (para o bem de seus companheiros-leitores e de seus leitores-companheiros) de uma impossível conclusão (...) marcas essenciais deste livro de coragem e espanto.
Por Marco Lucchesi


O murmúrio que brota das páginas deste livro nos apresenta um contador de histórias que, com sua grande sensibilidade e conhecimento, nos revela o drama mítico que se passa na alma de cada uma das pessoas por ele escolhida para servir de guia e nos ajudar a compreender o sofrimento e o estranhamento das vivências psíquicas a partir de uma outra perspectiva.Poderíamos, inclusive, arriscar um subtítulo ao O Terapeuta como Companheiro Mítico, denominando-o "um manual de sensibilização". Embora não acredite que a sensibilidade possa ser aprendida, daí a insuficiência de qualquer manual, ela pode ser, com certeza, despertada. Este despertar será o resultado da leitura destas páginas.
Uma frase de Fernando Pessoa nos ajuda neste momento: "A lucidez só deve chegar ao limiar da alma. Nas próprias antecâmaras do sentimento é proibido ser explícito". O Terapeuta como Companheiro Mítico é a prova da veracidade e profundidade destas palavras.
Por Carlos Bernardi

Fotos do lançamento do livro de Walter Melo


Saúde Mental: os Direitos Fundamentais

O livro do Dr. Roberto Osman vem preencher uma lacuna na formação e informação dos diversos interessados no campo da assistência em saúde mental: profissionais, pacientes, familiares e demais simpatizantes dessa causa. (...) Ao apresentar as diversas leis referentes aos direitos dos doentes mentais, explicando-as, ainda que de forma resumida, o Dr. Roberto Osman presta uma valiosa contribuição para os atores desse campo, disponibilizando um manual prático que será de grande valia no trabalho cotidiano tanto dos profissionais quanto dos próprios pacientes e seus familiares. Estes terão ao alcance das mãos um valioso instrumento de trabalho para os tempos atuais da psiquiatria.
Por Maria Tavares Cavalcanti


Fotos do lançamento do livro de Roberto Osman